quinta-feira, 13 de novembro de 2008

“Mãe, meu namorado pode dormir em casa?”

Violência e liberdade. Esses são dois dos grandes dilemas dos pais modernos

Até onde eles podem dar liberdade para seus filhos em um relacionamento? Vale a pena proibir o adolescente de namorar em casa e deixar com que eles corram riscos fazendo sexo em lugares públicos ou perigosos?

Diante de muitos fatos que acontecem hoje , a questão que surge para os pais remete ao seguinte choque de idéias: como equilibrar educação e os limites sem fechar os olhos para os reais perigos da violência? Vale a pena proibir os filhos de fazer sexo em casa e correr o risco de violência?Para a psicóloga Denise Impastari a pergunta é mais complexa do que se imagina. “A questão não é apenas permitir ou negar que os filhos façam sexo em casa, mas sim entender como a sexualidade é vista pelos pais e como é passada para os filhos”.

Muitas famílias brasileiras ainda mantêm uma visão conservadora e preferem não discutir o assunto, ignorando o início da vida sexual dos filhos.
De acordo com Denise, fazer de conta que nada está acontecendo não é a melhor escolha. O interessante é sempre estabelecer um diálogo sobre o assunto com os filhos. “Os pais devem orientar sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez prematura e mostrar que, assim como outras decisões na vida, o sexo tem que ser visto como mais uma responsabilidade”, relata.

Para os mais liberais o principal fator para autorizar a transa dos filhos dentro de casa é a violência presente nas ruas. De acordo com a Secretaria de Segurança Publica de São Paulo, no último bimestre de 2007 foram registradas 275 queixas de estupro só na capital do estado. “Eu prefiro saber onde ele está e com quem anda do que ficar preocupada e pensando se alguma coisa ruim pode acontecer” afirma Cláudia.

Mesmo que os pais optem por dar essa liberdade aos filhos, é importante que sejam impostos certos limites. Os pais podem ceder a essa vontade dos filhos, mas os filhos também devem acatar certas exigências. Como por exemplo, usar o quarto somente na ausência dos pais ou durante a noite. As regras devem ser estabelecidas de acordo com um diálogo em que todos possam dar opiniões e só assim chegar a um consenso.

Não há como ficar refém da violência, muito menos omitir a realidade dos filhos. Os pais não são obrigados a permitir que os filhos façam sexo dentro de casa só para parecerem modernos, mas é fundamental que seja estabelecido um diálogo diante da exposição de idéias de ambos os lados. “Os valores, inclusive com relação a sexo, são passados para os filhos no dia-a-dia e isso vai ser determinante para se estabelecer um consenso na relação entre eles” conclui Denise. E para os pais cheios de zelo é interessante entender que essa proximidade pode facilitar inclusive o controle sobre a vida dos filhos.

fonte:Delas Ig

0 comentários: